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Edição nº 218 da revista aPágina

€4,00

005. Reafirmar o poder da educação, valorizar os educadores
Editorial de Isabel Baptista

006. Ano Internacional dos Professores
Nos últimos 20 anos, os professores suportaram, colaboraram, assumiram, sustentaram... Mesmo no sufoco da pandemia, não deixaram que as escolas entrassem em angústia.
Rafael Tormenta

008. Falta de professores, renovação e rejuvenescimento da classe docente
Os problemas não são novos, muitos têm sido os alertas, mas, ainda assim, os cenários são bastante cinzentos. Para refletir sobre esta questão, que não é exclusivo nacional, a PÁGINA colocou um conjunto de questões a alguns colaboradores permanentes.
Dossiê coordenado por António Baldaia e Maria João Leite

010. Os professores como educadores profissionais e a educação docente
Licínio C. Lima

012. Sendo incontornável, a resposta à necessidade de mais professores implica soluções diversas
Amélia Lopes

014. Nenhuma profissão é atrativa sem perspetivas claras de contratação e carreira
Jaime Carvalho e Silva

018. É preciso um novo paradigma socioeducativo, mais assente no desenvolvimento humano
Ricardo Vieira

020. ROBIN BEVAN
“O trabalho atrai: é variado, razoavelmente respeitado e com potencial para um desenvolvimento de carreira realmente atrativo e com atribuição de responsabilidades significativas desde cedo. Os jovens são atraídos e respondem à natureza transformacional da tarefa de ensinar – querem fazer a diferença. (...) A ironia de tudo isto é que muitas das políticas e procedimentos para ajudar os novos professores acabam por afastá-los”.

024. Despacho 6605-A/2021
Operação de risco necessária para, no mínimo, tentar quebrar o impasse epistemológico que poderá permitir uma discussão séria sobre os desafios curriculares e pedagógicos das escolas.
Ariana Cosme e Rui Trindade

026. Breve e provisória tipologia de autorias em avaliação
Tendo em mente não apenas as contribuições dos clássicos, mas de todos os que impulsionaram a avaliação, temos hoje um património de conhecimento considerável neste campo.
Almerindo Janela Afonso

028. Ponto de Ordem
A verdadeira formação só tem sentido quando se transforma no embrião da mudança, ao encontro das necessidades daqueles que são a razão da existência do professor.
André Escórcio

030. A pandemia, ainda...
O teletrabalho foi um recurso, aparentemente acidental, mas as suas consequências, não só no plano pessoal do desenvolvimento dos professores e alunos, como especialmente no plano da qualidade educativa, não deixarão de se fazer sentir.
Manuel Matos

032. Apoiar nos estudos e ajudar na construção de projetos individuais
É mais do que uma simples explicação: os estudantes voluntários da Universidade do Porto propõem-se a apoiar alunos mais jovens nos seus estudos, minimizando dificuldades de aprendizagem, e a ajudar na construção dos respetivos projetos de vida. Representam a figura de um ‘irmão mais velho’ e acompanham-nos ao longo de um ano letivo.
Reportagem de Maria João Leite

034. La esperanza como pedagogía
Despreciada por los poderosos, la esperanza alienta a los débiles y vulnerables. Siendo indócil, opta por lo posible, la república de iguales, la austeridad fértil y la abundancia creativa.
José Antonio Caride

036. Educación transfronteriza
En el origen de los Estados modernos y en su continuidad, la educación ha sido contemplada como un factor imprescindible de cohesión para alcanzar la afirmación identitaria.
José M. Hernández Díaz

038. Educação na Europa: entre o que nos une e o que nos separa
A harmonização da educação é relevante para a consolidação do seu papel na construção da Europa como uma unidade baseada na diversidade de sociedades abertas e globalizadas.
Amélia Veiga

040. Viragem na história da educação superior?
Está em causa a promoção de ambientes de aprendizagem que desenvolvam o potencial dos estudantes para o envolvimento crítico, a participação e a reflexão na era digital.
António M. Magalhães

042. Universidades politécnicas: mais confusão ou aposta no impossível?
Se o sistema binário vigente já é desigual, vale a pena perguntar se o CCISP não estará a lutar por um sistema ternário, introduzindo mais desigualdade. Ou todos os politécnicos têm condições para se transformar em universidades?
Ricardo Vieira

044. Sobre a Universidade desejada
«Ensayos mínimos sobre la universidad deseada» convoca o leitor para uma reflexão profunda e intensa, através de leituras com alma, oportunidade e sentido.
Evangelina Bonifácio

046. Carreiras académicas: metaverso ou real país das maravilhas...
Alice gosta do que faz. O responsável máximo da instituição onde a Alice trabalha gosta que a Alice goste do que faz. Quanto mais a Alice correr por gosto, menos a Alice se vai cansar.
Rosanna Barros

048. Militantes del egoísmo
Evasores fiscales, narcotraficantes, negacionistas, políticos corruptos y maltratadores son cinco grupos de egoístas antisociales especialmente dañinos.
Miguel A. Santos Guerra

050. Peniche, cidade-roteiro de repressão, resistência e solidariedade
Portefólio de J. A. Faria Pinto

060. A quem impacta o fator de impacto?
Escolas, prisões, centros comunitários, autarquias, empresas, hospitais e centros de saúde – aí está a larga maioria dos psicólogos que as universidades têm formado ao longo de quase meio século.
Luís Fernandes

062. Reflexões sobre o currículo nos livros didáticos
É na prática que todo projeto, toda ideia, toda intenção, se faz realidade, de uma forma ou de outra; se manifesta, adquire significação e valor, independentemente de declarações e propósitos de partida.
José Miguel Lopes

064. Ciência, verdade indistinguível dos milagres da tecnologia?
Cada vez mais se chama Ciência às realizações técnicas e tecnológicas da grande indústria e se consideram estas realizações como endeusados milagres produzidos com base em verdades dogmáticas.
Francisco Silva

066. O sentido da vida
No meu modesto entender, os critérios económicos, sendo indispensáveis, devem ceder a prioridade aos critérios éticos, numa planificação global da sociedade.
Manuel Sérgio

069. Pedagogia e estética
A educação assenta em conceitos e procedimentos mais ou menos estudados e testados. A estética situa-se em âmbitos mais nebulosos, numa certa marginalidade.
Nuno Higino

070. MARIA DO CARMO PIÇARRA
“Em relação ao Cinema do Povo, a dada altura, a marca mais forte era o anticomunismo primário. E é curioso, porque, por exemplo, nas últimas eleições, vimos que o Chega só não teve melhores resultados, porque no Norte houve uma reação a isso e a votação do Porto foi absolutamente determinante. Mas, por outro lado, por via do poder da Igreja e de uma maior industrialização do Norte, as pessoas estiveram muito sujeitas ao tipo de discurso que o secretariado lá fazia chegar através desse cinema.”
Entrevista conduzida por Maria João Leite

076. Um Adeus Português
Há uns Natais, escrevi sobre filmes que deram poemas. Hoje, trago um poema que originou um filme – pelo menos, um título.
Paulo Teixeira de Sousa

079. Fronteiras: que futuro?
A fronteira que nos guarda, que não poderemos passar, é a da coabitação terrena e, portanto, cada conflito em particular é um conflito de todos nós, com as suas consequências.
Luís Vendeirinho

Artwork da capa: Adriano Rangel