Nota de apresentação
Expondo uma reflexão pertinente e inovadora sobre a escola portuguesa, resultante de um rigoroso processo de investigação-ação, a obra que agora se apresenta, assinada por Ana Vieira e intitulada “Educação Social e Mediação Sociocultural”, anuncia-se, desde já, como um precioso contributo para o conhecimento socioeducacional contemporâneo. A cooperação entre escola, família e comunidade, bem como a abertura da organização escolar a outros profissionais, implica um trabalho exigente de conjugação teórica e prática entre as várias dimensões da aprendizagem e da pedagogia, escolares e sociais. Ora, foi justamente este o desafio abraçado pela nossa autora que, servindo-se de um registo de escrita manifestamente enraizado na vivência profissional, nos confronta com uma análise consistente sobre os desafios de mediação sociocultural e de trabalho social que interpelam hoje os territórios educativos. Para além da pertinência dos temas abordados, salienta-se o facto de existirem poucos trabalhos disponíveis no que se refere a esta área específica de investigação, o que torna ainda mais relevante a presente obra, sobretudo no nosso País, onde a Pedagogia Social começa a ganhar verdadeira expressão académica e profissional, enquanto saber disciplinar autónomo e de enorme atualidade no seio das ciências da educação. Tal como referem os ilustres prefaciadores, dois dos mais prestigiados colaboradores da Página da Educação, a publicação de referência da Profedições, estamos, na verdade, perante um trabalho muito oportuno, lúcido e socialmente implicado. Um trabalho que, além do mais, dá testemunho de uma sensibilidade humana singular, própria de quem vive a aventura do conhecimento com sentido de liberdade e de compromisso.
Isabel Baptista
Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa
Diretora da Página da Educação