Este livro é o resultado da integração de textos escritos para a Página da Educação, entre 2006 e 2016 (10 anos), agora recontextualizados e arrumados essencialmente nos 2.º, 3.º e 4.º capítulos, e de textos originais, mais longos, onde tentamos cruzar resultados de pesquisa e reflexão conjunta, pelo menos desde 2010, sobre a Pedagogia Social e a Educação Social com a Mediação Intercultural. Estes, bem mais recentes, estão incluídos nos primeiro capítulo e um ou outro nos restantes.
Vale a pena recordar que a Página da Educação tem sido, para nós, um espaço de ensaio de ideias, desde o século passado, e portanto, desde há quase 20 anos, incentivados, primeiro, pelo saudoso José Paulo Serralheiro e, mais recentemente, pela colega e amiga Isabel Baptista, porventura, a investigadora que em Portugal mais tem produzido investigação na área e incentivado e legitimado a Pedagogia Social.
De qualquer forma, 20 anos é muito tempo a utilizar a Página da Educação para partilhar ideias e fazer pequenos working papers que têm vindo, a posteriori, a dar origem a publicações de maior envergadura.