Nota de Apresentação
A obra que agora se apresenta relata uma investigação realizada no âmbito do curso de doutoramento em ciências da educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A par das exigências de rigor, que são próprias de um estudo de natureza académica, este trabalho traduz uma grande sensibilidade humana, evidenciando a postura ética e implicada do seu autor. O estudo centra-se na problemática da participação dos atores nas dinâmicas de desenvolvimento socioterritorial, tendo por referência empírica o processo de construção do currículo do Ensino Primário em Timor-Leste. Valorizando a educação num sentido amplo, como um direito fundamental, o autor parte do pressuposto de que a participação, motivada e qualificada, nos espaços de vida em comum constitui um dos eixos fundamentais de desenvolvimento humano. Uma convicção pessoal alicerçada numa vasta experiência de trabalho no âmbito da cooperação internacional e aqui reforçada pelo desejo de contribuir para a melhoria da realidade timorense. Para tal, socorreu-se das ferramentas, teóricas e práticas, da Pedagogia Social, enquanto ciência da educação que enquadra a práxis socioeducativa na pluralidade das suas dimensões, numa perspetiva de capacitação subjetiva e cívica de todas as pessoas, ao longo de toda a sua vida. Neste sentido, o autor foi ao encontro de um conjunto significativo de atores locais, procurando valorizar a participação de cada um, mas também a forma como comunicam e interagem entre si, gerando laços de colaboração potenciadores de desenvolvimento socioterritorial. Estamos, na verdade, perante uma obra de grande interesse para todos. Uma obra prestigiada pelo autor do prefácio, laureado com o Prémio Nobel da Paz, constituindo-se como um contributo especialmente relevante num mundo que pede mais solidariedade, mais humanidade e mais justiça.
Isabel Baptista/Universidade Católica Portuguesa
Prefácio
Deste a independência de Timor-Leste que o destino da nação ficou, finalmente, nas mãos do seu povo. A participação do povo, nas escolhas, nas decisões e na implementação de políticas tornou-se um imperativo democrático. Sem a participação dos timorenses e das instituições que compõem o território, não há democracia. Este livro espelha a capacidade do povo timorense em se mobilizar, preparar, construir e implementar um projeto de interesse comum. Após um longo período de currículos escolares provenientes do exterior, Timor-Leste demonstrou a sua capacidade em fazer para si o que é seu, elaborando um currículo “timorizado”. O autor realça que a participação dos atores timorenses na construção curricular, do ensino primário em Timor-Leste, foi inclusiva e motivada pela responsabilização da contribuição desses atores, num sentido de territorialização das políticas educativas. Destaca, ainda, que a participação, apesar de não ser sempre marcada por aspetos positivos, possibilitou a capacitação dos timorenses envolvidos, podendo, contudo, ser aperfeiçoada num futuro. Neste livro compreende-se como uma participação qualificada, articulada e inclusiva permitiu gerar consensos nos aspetos relacionados com a história de Timor a serem ensinados. Já nos aspetos referentes às línguas de instrução, destaca-se a necessidade de maiores consensos. Cabe-nos, a nós timorenses, como decisores do nosso próprio destino, encontrarmos, juntos, esses consensos. Ao autor, Prof. Doutor Filipe Couto, com a sua experiência profissional e académica em diversos países como Portugal, França, Moçambique, Guiné- -Bissau, Zâmbia, Porto Rico e Timor-Leste, sempre em prol da educação, um bem-haja pela valorização da educação, do território de Timor-Leste e dos atores que o integram.
José Manuel Ramos-Horta/Laureado com o Prémio Nobel da Paz