Este livro surge da experiência pessoal do autor como professor, formador de formadores, criador e coordenador de programas de convivência, investigador, mediador e pai. É, pois, um livro que tem por base a experiência reflexiva, a investigação e a intervenção em diferentes contextos educativos. Livro destinado fundamentalmente aos professores de todos os níveis educativos, aos pais e às mães, Pedagogia da Convivência é um convite ao dialogo, à reflexão critica e à intervenção global sobe um tema essencial para o nosso modelo educativo e social, ao mesmo tempo que tenta demonstrar que é possível e necessário educar para a convivência a partir de critérios democráticos. O primeiro capítulo indaga sobre os marcos e conteúdos da pedagogia da convivência – respeito, direitos humanos, ternura, dialogo, solidariedade, perdão, esperança, etc. –, assim como sobre os seus factores desagregadores – o ódio, os maniqueísmos, os fundamentalismos, o medo, etc. –. No segundo, expõem-se os principais resultados da investigação “Conflito e convivência nas centros educativos do secundário (1)”, que pretende responder a duas perguntas fundamentais, de que forma professores e alunos percepcionam as situações de convivência e de violência nas suas escolas? E que estratégias e espaços reconhecem como serem utilizados para melhorar estas situações?
Os capítulos que se seguem situam-se no âmbito das propostas e experiências. No terceiro apresentam-se, a partir de uma perspectiva global e integrada, diversas propostas para as diferentes campos da acção escolar. No quarto aborda-se a experiência relativa à criação do serviço de mediação numa escola secundária (1). O quinto e último capítulo é dedicado ao papel das famílias na educação para a convivência. Nesse mesmo capítulo se coloca a questão sobre as razões do desencontro família - escola, os erros cometidos na educação familiar e se apresentam algumas propostas para converter as famílias no primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos desde os primeiros anos de idade.