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Revista de outono nº 190

setembro 2010
€4,00

N.º 190, série II - outono 2010

004. editorial

Os professores continuam a estar na linha da frente
Isabel Baptista

006. Homem Novo

Foi generosa e patriótica a acção da República. Balizada pelos princípios da fraternidade, liberdade e democracia, teve na educação e no ensino os meios privilegiados para a construção de um Homem Novo.
Henrique Borges

008. República portuguesa

Cuando se proclama la Primera República en Portugal, los españoles ven colmadas buena parte de sus expectativas y comparten alegría y ilusión con los colegas portugueses.
José Hernández Díaz

012. ARIANA COSME

“Quando falo do professor como interlocutor qualificado, falo de um professor que é capaz de se ler enquanto profissional a partir da prática que desenha na sua sala. Professor qualificado é o que se organiza para responder à questão o que é que eu espero dos meus alunos?. Que antes de dizer o que vai fazer, é capaz de pensar o que espera dos alunos, o que é suposto eles aprenderem com ele, o que é suposto fazer com eles durante o mês seguinte ou a próxima hora. Quando consegue pensar desta maneira a sua relação com os alunos, o professor está disponível para pensar novas formas de se adaptar à comunicação, à rede de trabalho, a propostas de trabalho… Há professores que não abdicam de trabalhar assim. É difícil? É, mas é possível.”

020. Intolerable democracía

No es justo, no es lógico que el trabajo tenga que realizarse a costa de la familia, de la salud o del descanso. Hay que decir basta. Alguien tiene que poner coto a esta insensatez progresiva.
Miguel Ángel Santos Guerra

022. Actividades que enriquecem

A sociedade escolarizada, em vez de questionar a gradual institucionalização das crianças, aplaude-a entusiasticamente.
Pascal Paulus

024. Construir o avião enquanto se voa

Se o professor levar em consideração as singularidades dos processos de aprendizagem dos alunos, o processo de ensino torna-se menos previsível, menos capaz de seguir um planeamento estrito e prévio.
David Rodrigues

026. O legado universal de Jane Addams (2)

Apoiada em princípios da ética social, da política, da economia e da religião, a sua acção era determinada pela utilidade e pela capacidade de mobilizar meios que permitissem resolver problemas concretos.
Domingos Fernandes

028. Mega-agrupamentos: o risco de um cavalo-de-tróia

Os chamados mega-agrupamentos poderão ser vistos à luz de alguns aspectos positivos. Mas se as mais-valias não forem o princípio axial da reorganização do parque escolar, corremos o risco de uma série de desvantagens.
José Rafael Tormenta

030. O regresso à grande escala?

É incompreensível a ideologia que nos assegura que a reduzida dimensão das escolas é a variável indutora de abandono e insucesso.
Licínio C. Lima

032. Sobre a insustentável leveza das palavras

No quadro de legitimação de uma ordem política, económica e social mais conforme aos princípios e valores do credo neoliberal, as palavras assumem hoje uma insustentável leveza.
Ariana Cosme e Rui Trindade

034. Desigualdades de percurso no Ensino Superior

Foram identificados novos padrões de regularidade nos percursos dos estudantes; incluem tanto as condições estruturais partilhadas como os contextos situacionais e a efectividade da agência pessoal.
João Teixeira Lopes

036. Estrangeiros e bolsas de doutoramento

A tutela passou a exigir um certificado de residência permanente para os candidatos estrangeiros a bolsas de doutoramento em universidades nacionais.
Paulo Raposo

038. Ensino Superior em África: entre Bolonha e a realidade

É significativo que as “dimensões externas” do Processo de Bolonha sejam objecto de reflexão. A competitividade, a atractividade, a abertura e a cooperação são aspectos sublinhados como relevantes.
Humberto Lopes

042. Conhecimento realmente útil

Quando o conhecimento é usado para proteger ou enaltecer interesses sectoriais, deixa de ser realmente útil. O oposto de ‘realmente útil’ não é ‘realmente inútil’, mas potencialmente ‘realmente perigoso’.
Roger Dale

044. Pode a educação compensar a sociedade?

A centralidade refundadora da educação e formação de adultos permanece refém entre o engodo produtivista e a armadilha compensatória.
Fátima Antunes

046. Los Objetivos del Milenio en clave pedagógica-social

Ante el riesgo de mantenernos indiferentes y vulnerables, la Pedagogía Social y las prácticas socioeducativas han de asumir con todas sus consecuencias el sentido de la denuncia y de la propuesta.
José António Caride Gómez

048. Não sei se me vejo como uma pedagoga.
Para mim, o termo é demasiado (Matilde Rosa Araújo)

054. De como a personagem foi mestre e o autor seu aprendiz (José Saramago)

064. O que Saramago não disse sobre Lanzarote

Conhecido o iberismo de Saramago, não surpreende o silêncio feito sobre o imbróglio histórico de Lanzarote, que um jornalista atrevido não desdenharia, hoje, levar às primeiras páginas.
Leonel Cosme

066. Existência e quotidiano: peso e leveza

O ser humano é um ser que se experimenta a si próprio como um ser a se construir, histórico. Um ser sofredor. Que, por ser inquieto, tem uma necessidade permanente de vida.
Ivonaldo Leite

068. O consumo e o governo da vida

Há que ser feliz a qualquer preço. Compra-se a felicidade e a felicidade está nas compras. Assim, a felicidade foi banalizada e transformada em mercadoria.
Marisa Vorraber Costa

070. Encontros e fluxos na invenção da docência

O encontro suscita a aproximação entre diferentes modos e diferentes compreensões de docência. Temos na formação docente encontros reais que criam sentidos de docência.
Alexandra Garcia

072. Quando a Copa do Mundo invade a sala de aula

A bola passa e a escola, muitas vezes, nem percebe o gol que pode fazer se sair de sua regra rígida e resolver, por algum tempo, arriscar ao talento.
José Guilherme Gonzaga e Miatã de Andrade Gonzaga

074. Os usos do futebol

Chegou a altura de questionar se o carácter eminentemente formativo do futebol não desaparece diante da lógica de outros interesses incapazes de assumir uma intervenção pedagógica global.
Manuel Sérgio

076. ANTONÍ MARTORELL

“A diferença entre socialização e educação pode corresponder a algo tão subtil como a intencionalidade e a civilidade. Por defeito, todas as relações sociais têm um grande impacto nos padrões de socialização das pessoas que nelas participam. Para que ocorra um processo educativo, os agentes que participam nas relações sociais têm de tomar consciência e ter intencionalidade no acto de educar – isto é, partindo do exemplo, da vivência ou do impacto social, transmitir um conjunto de valores de civilidade. Da cidade emerge constantemente uma grande quantidade de mensagens, de políticas e de experiências que têm um forte impacto em todos os cidadãos e que possuem um significativo potencial educador. Que se assumam ou não como tal, dependerá da sua intencionalidade e do seu compromisso com a Educação”.

081. Assistentes Sociais: do compromisso familiar e do exercício profissional

Embora possamos encontrar percursos de formação e profissionais muito semelhantes, os processos de transformação e formas de agir são bastante distintos.
Cristóvão Margarido e Tânia Coelho

082. Debater o currículo para transformar a Escola

Aprofundar o debate e o espaço de reflexão em torno dos estudos curriculares foi o propósito que juntou no Porto (FPCEUP) alguns conceituados investigadores portugueses e brasileiros.
Reportagem de Ricardo Jorge Costa

084. O currículo está longe de ser um território pacífico
(António Flávio Moreira)

086. Ler, escrever e... compreender e agir

Se observarmos a compra de produtos alimentares não vemos as pessoas a olharem muito tempo para os rótulos. Será que já sabem o que dizem, compreendem o significado e compram conscientes do que é melhor?
Débora Cláudio

088. Alunos como agentes de marketing social em saúde

Se nos debruçarmos sobre as mensagens de educação para a saúde dirigidas a jovens, quantas os envolvem na sua concepção?
Nuno Pereira de Sousa

089. Guantanamo

São ilhas dentro da ilha, obrigadas a entrar na onda, no rebanho do pastor atento que solta os cães quando alguma se atreve a desalinhar.
André Escórcio

090. Salazarismo, fascismo e regimes políticos afins

Nos nossos dias, podemos considerar a existência de inúmeras variantes de fascismo – em África, em países islâmicos, em Myanmar, a sobrevivência de regimes antidemocráticos de direita subsiste.
Carlos Mota

092. O visitante de Saturno

Estes terráqueos são loucos! Uns mais, outros menos, é claro, mas sensatez é algo que parece não abundar neste mundo inferior do sistema!
Aurélio Lopes

094. Os elementos escassos

Muitas das promessas técnicas que ouvimos como cantos de sereia dependem de uma disponibilidade de matérias-primas que pode não se confirmar. De facto, as reservas geológicas mundiais são escassas.
Rui Namorado Rosa

096. Pilha de energia microbiológica

A biotecnologia tem demonstrado que os microrganismos podem ser muito úteis. Alguns estudos sugerem a sua utilização na produção de energia eléctrica.
Departamento de Conteúdos Científicos do Visionarium

98. Televisão educativa e cultural em Portugal

O sistema televisivo português não dispõe de um serviço exclusivamente dedicado à programação educativa e cultural. A RTP2 é um caso diferente.
Sara Pereira

100. Lotte Reiniger, a princesa do cinema de animação

Mais ninguém pegou numa técnica específica de animação e a fez literalmente sua. Em termos práticos, a história das silhuetas animadas começou e acabou com ela.
Paulo Teixeira de Sousa

102. Solidariedade

A passagem do Almerindo tornou-se o grande objectivo da turma. A corrente solidária atravessava toda a classe e, mesmo sem falarmos disso, os cinco que íamos a exame, íamos também para que o Almerindo passasse. 
Angelina Carvalho