N.º 201, série II – outono 2013
006. MANUEL JACINTO SARMENTO
“Não há razões para termos saudade da Escola do passado. O que esta ideologia realmente pretende é afunilar as oportunidades escolares através da atualização de vias educativas. Esta é, de facto, a grande questão da reconstrução da Escola segundo o paradigma neoliberal – aqui, com orientações claramente cruzadas com orientações neoconservadoras. Há aqui uma aliança ideológica, digamos assim, que encontra frequentemente os mesmos protagonistas: por um lado, a privatização do serviço de acesso à educação e, por outro, o regresso à Escola das elites do passado e ao fosso dos processos de seletividade escolar.”
Entrevista conduzida por António Baldaia
014. A austeridade é centralista
À tradição de normativização só faltava a austeridade, apoiada por uma espécie de cibertaylorismo, para sofrermos mais ainda com o autoritarismo administrativo que corrói tanto a educação quanto a democracia.
Licínio C. Lima
030. Os maus da cidade
Da mesma forma que estereótipos e preconceitos levam um inocente para a esquadra, um jornalismo sensacionalista ofusca e quase destrói o trabalho de vários anos de uma escola.
Pascal Paulus
032. Yo soy porque nosotros somos
Es imprescindible enseñar a las personas la solidaridad y el respeto a la dignidad humana, sin los cuales el mundo no sería habitable. La solidaridad se educa.
Miguel Santos Guerra
036. “Liberté, Egalité, Fraternité” no século XXI
Exigência de liberdade para quem não a tem. Fundação de uma igualdade radical dos que estão fora de qualquer sistema de igualdade de direitos. Afirmação de fraternidade para com os excluídos. São aspirações inspiradoras, mas…
Roger Dale
038. Hagamos el no!
En la educación, hay razones para que podamos y debamos participar de este propósito impaciente, hacedor de un “No” gigantesco que contravenga los dictados que el reformismo tecnocrático ha ido imponiendo en los últimos años.
Jose Antonio Caride
042. MARIANO ENGUITA
“Lo que yo creo que es claro es que los centros no funcionan, o funcionan mal muchos de ellos, porque no tienen dirección. Y no tienen dirección porque el director es un servidor de los profesores: su papel es mantener a los padres a raya, mantener contenta a la Administración y tapar los pequeños problemas de los profesores.”
Entrevista conduzida por António Baldaia
050. XAVIER BONAL
“Los adolescentes, lejos de ser receptores pasivos del impacto de la escolaridad, son sujetos activos, son quienes se apropian de la experiencia escolar. Ellos son los actores que dan sentido a la escolarización en función de sus vidas. (…) Yo considero que la escuela como institución no atende suficientemente a la experiencia social de los adolescentes.”
Entrevista conduzida por António Baldaia
058. ALAN ROGERS
“Na discussão sobre Educação, as pessoas falam mais de aprendizagem do que sobre educação. Veem a educação como o professor a ensinar e falam de aprender mais do que ensinar. Algumas pessoas pensam que aprendizagem é educação, mas não são a mesma coisa. Toda a educação é aprendizagem, mas nem toda a aprendizagem é educação.”
Entrevista conduzida por Maria João Leite
86. Unicepe: 50 anos de resistência e de afetos
Foi entre livros, palavras, sons e imagens que a PÁGINA vagueou pelas linhas que marcam os 50 anos da Unicepe – onde a ideia inicial era conseguir livros mais baratos e os livros proibidos pelo regime.
Maria João Leite
92. A vertical e a horizontal
Nas aulas estávamos sempre a descobrir como e porquê as coisas funcionavam, a construir objetos, a conhecer regras da Física, mesmo sem lhe chamarmos assim.
Angelina Carvalho
100. Animais selvagens na Casa Andresen
Mais de 120 animais selvagens estão “à solta” na Casa Andresen, onde viveram dois nomes de referência da literatura portuguesa: Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
Maria João Leite