N.º 185, série II - verão 2009
004.Editorial
006. Santana Castilho
Quem concebeu este modelo de avaliação só pode ser ignorante.
012. Chuva de verão?
Importa pensar a abundância dos artefactos tecnológicos nas cenas da educação actual.
Raquel Goulart Barreto
014. Pensar e falar bem
A escola, na sua globalidade, não desenvolve destrezas ao nível do discurso oral.
Felisbela Lopes
016. Que preocupações revelam os canais de TV relativamente às crianças?
Os canais tendem a programar o grosso dos conteúdos direccionados aos mais novos em horários em que eles estão maioritariamente fora de casa.
Manuel Pinto
018. Um novo contrato social para a educação?
Identificar uma nova problemática para a educação para as próximas décadas e formas de a considerar e abordar é um desafio extremamente complexo.
Roger Dale
020. A CORRIDA ACADÉMICA AO ARMAMENTO: A Geopolítica dos Rankings na “Classificação Mundial”’ das Universidades
Os rankings conferem estatuto, e, por seu turno, o estatuto auxilia a universidade a captar fundos e talentos.
Susan Robertson
022. POLÍTICAS PÚBLICAS E «DESENVOLVIMENTO» – O manto diáfano da hipocrisia
Até há bem pouco tempo, era-nos dito que as situações de desemprego radicavam, principalmente, nos baixos níveis de “empregabilidade”, susceptíveis de ser eliminados por um maior investimento na educação.
Rui Canário
024. Professores cada vez mais responsabilizados pelo seu trabalho
Os modelos de avaliação dos sistemas educativos europeus têm vindo a convergir para um conjunto de instrumentos e de práticas comuns. Coloca-se hoje mais ênfase na avaliação global do sistema e menos na avaliação individual dos professores.
030. Vossa Excelência disse uns patetas…?
Correm, no orçamento regional de 2009, 35,7 milhões de Euros para alimentar o monstro criado em redor da representação regional, no quadro de um desporto ao serviço da política.
André Escórcio
032. Uma ética para o futuro
A Europa até pode ter no papel uma estratégia toda pomposa como a de «Lisboa 2000-2010», contudo, falta-lhe prospectiva.
Gustavo Pires
034. «Quando a fé move montanhas»
O teólogo Padre Mário de Oliveira é uma consciência vigilante, vivendo não só à maneira de Espinosa do “amor intellectualis Dei”.
Manuel Sérgio
036. Crisis de confianza
Atravessamos uma crise de confiança. Há uma crise económica e mil explicações dela mas nenhuma clara e confiável.
Miguel Ángel Santos Guerra
038. A língua inglesa como imperativo da globalização
(…) as relações entre o inglês e prazer, felicidade, êxtase, sofisticação são repetidamente reiteradas nos anúncios e propágandas, nos filmes e séries, nas músicas e revistas.
Gisvaldo Bezerra Araújo-Silva
040. No país de Salazar
Na bucólica paisagem, os toscos casebres abrigavam famílias fustigadas pelo abandono de séculos, morava um povo submisso aos desígnios de Deus e dos “coronéis” locais. Poderia faltar o pão, mas sobravam piolhos e preconceitos.
José Pacheco
042. ALMERINDO JANELA AFONSO
«Vivemos num país onde o Estado avalia as escolas, os professores e os alunos, mas onde nem o Estado nem as políticas públicas são suficientemente avaliados.»
050. Educar la libertad en las cárceles
La Pedagogía Social, no puede ni debe situarse al margen de todas as iniciativas educativas que asuman propósitos emancipatorios, aún en situaciones tan adversas como las que supone educar a personas que están en la condición de prisioneros.
José António Caride Gómez
052. Autoridade social da instituição escola e cidadania solidária
Mais importante do que tentar ser «o melhor do mundo», o melhor professor, o melhor aluno, a melhor escola, é tentar ser «o melhor para o mundo.
Isabel Baptista
054. Capital social y educación
Numerosas investigaciones realizadas han permitido demostrar la correlación existente, en diferentes comunidades, entre un elevado capital social y múltiples resultados de tipo sociopolítico.
Xavier Úcar
056. Uma organização «sem voz»
O que importanta discutir é o modo como as escolas, concebidas como organizações de facto e também de direito, podem participar no processo de resistência afirmando-se como locais de discussão e de concepção de políticas educativas.
Manuel António Silva
058. JOÃO CARAÇA
“É chegado o momento de refundação da Europa”.
064. Profetas & profecias
Bem se esforçaram as editoras em promover alguns nomes desconhecidos.
Júlio Conrado
066. Elogio da bicicleta
Tive a minha, mesmo minha, primeira bicicleta com 8 anos.
Filipe Reis
068. A História continua...
Diz o adágio que mais vale prevenir que remediar.
Ora, há muito tempo que os portugueses não seguem este adágio.
Leonel Cosme
070. Eastwood, Obama & C.ª
Clint Eastwood está de volta, atrás e em frente à câmara.
Paulo Teixeira de Sousa
072. O exotismo
“Exótico (adjectivo), do Latim exoticu, vem ainda do Grego, exotikós, significando estrangeiro.
Carlos Mota
074. Viagem superficial ao interior da Terra
A crusta terrestre é já examinada e explorada economicamente em boa parte da sua extensão e espessura.
Rui Namorado Rosa
076. A inauguração
O Sr. Primeiro-ministro chegou. A Direcção Regional também. Com toda a comitiva habitual, e um enorme cortejo de comunicação social.
Angelina Carvalho
078. Luís Souta face a face: POLI-TÉCNICO À BOLONHESA
«É fundamental incentivar a mobilidade de professores entre instituições, não só a nível nacional como europeu e internacional»
084. A importância das escolas
Aprender e ensinar constituem dois processos que deverão estar no cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer escola.
Domingos Fernandes
086. Sobre a transição de ciclo de estudos
Como lidar com a transição entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário?
Jaime Carvalho e Silva
088. Os professores
Quem são os professores? O que fazem os professores que os distingue dos outros profissionais?
Arsélio de Almeida Martins
090. “Trabalhos de Casa” uma questão na ordem do dia
As crianças, no seu papel de alunos, não se questionam e aceitam as regras de um jogo que não foi com elas negociado.
Maria José Araújo
092. A diferença entre republicanos e democratas está na velocidade com que ambos se ajoelham ante o altar do mercado
Hoje, o debate político nos Estados Unidos, de alguma forma profundamente refém do mainstream media, continua na cerca construída entre ‘republicanos e democratas’.
João Paraskeva
094. Entre idades e mundos culturais
Cada criança constrói, reconstrói, a seu modo, no jogo, na aprendizagem, na interacção, uma nova dimensão: um terceiro.
Ricardo Vieira
096. EDUCAÇÃO DE SEGUNDA OPOR TUNIDADE
Luís Mesquita, no ponto de encontro, diz que são precisas mais escolas de segunda oportunidade em relação à escolaridade formal.
100. Pais preocupados, escola a tempo inteiro e… novas oportunidades
Muitas das crianças e jovens que hoje integram o Sistema Escolar são, literalmente, filhos do insucesso e do abandono.
Joaquim Marques e Rui Pedro Silva
102. Ler conquista-se.
Betina Astride
104. Dobrar os joelhos
Nas diversas culturas são vários os gestos que nos fazem diminuir perante alguém: rojar-se no chão, dobrar o corpo, fazer uma vénia, pôr-se de joelhos… já a postura oposta mostra sinais de arrogância.
David Rodrigues
106. O ensino das artes é um problema com três pês
É preciso que a Educação seja encarada de forma transdisciplinar, de forma inclusiva e com metodologias eficazes a desenvolver.
José Rafael Tormenta
108. Diferentes tempos e mesmos carinhos
Será que as escolas de tempos idos podem ser qualificadas como melhores que as de hoje? O que as fariam melhores?
Paulo Sgarbi
110. Ao telefone, Benedita Portugal e Melo fala-nos de um seu estudo no qual analisa as percepções dos professores do ensino secundário sobre rankings de escolas.
114. INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA: Uma conciliação necessária na formação de professores
A recente exigência do grau de mestre – para além de uma licenciatura em educação - para a docência, só pode tornar-se oportuna e útil se a componente de investigação for genuinamente incorporada no 2.º ciclo de formação (mestrado).
Carlos Cardoso
116. Bolonha: pessimismo ou realismo?
O que está por detrás de Bolonha são os problemas dos salários europeus muito elevados, agravados pelo que resta do sistema do Estado/Providência.
Manuel Matos
120. As escolas mudaram… em que direcção?
Ninguém recusa a necessidade de promover mudanças substanciais no quotidiano das nossas escolas. Algumas mudanças podem ser dolorosas.
Ariana Cosme e Rui Trindade
122. Saber ler pode mudar destinos?
No filme Entre os muros da escola, os alunos tampouco se intimidam diante do poder legitimado. Dessacralizando a estrutura escolar, eles denunciam incoerências éticas e ridicularizam práticas pedagógicas desconectas da vida.
Edwiges Zaccur
124. AGENDA AMBIENTAL: Educação e saúde em perspectiva
Ao realçar os escopos de uma ecologia do meio ambiente, das relações sociais e da subjectividade humana, Guattari apreende a questão como totalidade e nomeia como ecosofia a relação entre estas três ecologias
Ivonaldo Leite
126. O jogo comer devagar: uma proposta lúdica
Jogos e actividades em grupo podem contribuir para estimular estilos de vida saudáveis.
Rui Tinoco
128. Da sociabilidade virtual à aprendizagem
Haverá alguma diferença entre as comunidades reais e as comunidades virtuais?
Adelina Silva
REPÚBLICA dos leitores
128. Os paradoxos da política educativa
Elsa Cerqueira
130. Esta avaliação dos professores
Rosa Soares Nunes
130. O papel do educador social nos centros novas oportunidades
Sofia Veiga e Adelina Correia
131. Sapiência inaudita
Pedro Marinho
132. Vozes do dono
Aurélio Lopes
133. Exigencias educativas para unos servicios sociales de calidad
Laura Varela Crespo
134. Alienígenas da sala de aula?
Maria Aparecida Padilha Ribeiro