004. Editorial
Isabel Baptista
006. JOSÉ LUÍS GONÇALVES
“O sentido da educação é alimentar alguém para ser uma individualidade numa comunidade de pertença. Ora, isto não se faz fechado dentro de quatro paredes. A relação entre pedagogia escolar, pedagogia social e outras formas de aprendizagem – e, consequentemente, de desenvolvimento humano – é cada vez mais a questão sobre a mesa. Até porque há todo um conjunto de ‘ferramentas’ que continuam a empurrar para uma lógica individualista e utilitarista do processo de ensino-aprendizagem e que têm de ser contrariadas.”
Entrevista conduzida por António Baldaia
016. A escola da felicidade
Os decretos-lei no 54 e no 55 anunciam o sucesso escolar para todos, o que é de louvar. Porém, o despacho para a organização do ano letivo oferece relativamente pouco a quem tudo tem de fazer: professores e escolas.
José Rafael Tormenta
018. Inclusão: elogio de uma certa forma de imperfeição
Assumir que, muitas vezes, o que fazemos não é fruto do que existe, mas semente do que vai ser. Esta é a perfeição de trabalhar em processos humanos, por definição imperfeitos e em fase de construção.
David Rodrigues
020. Educação e currículo: renovar ou inovar?
Há que distinguir regresso de retrocesso, saber pensar o que é inovar e renovar. A inovação pela inovação não assegura a novidade e a continuidade em dinâmicas de mudanças, permanências e incertezas.
Emanuel Oliveira Medeiros
022. A direção e a equipa da direção: eufemismos e discursos hiperbólicos
Apesar das práticas pretensamente colegiais, sempre que não é possível alcançar consenso no interior da direção, é o diretor que decide, assim confirmando a natureza unipessoal do órgão de administração e gestão.
Licínio C. Lima
024. Aferições
As crianças gostam de aprender. Mas gostam da escola? E na escola, gosta-se das crianças? Alguns dos impulsionadores da instituição dão sinais de não gostar particularmente. Na escola da instrução, ‘gostar de’ não tem lugar.
Pascal Paulus
026. A ‘alunização’ e as suas contradições internas
Num estudo sobre o Ensino Secundário, visando a forma como os alunos representam para si a Escola, na sua relação com a vida e com o seu futuro, demos conta de alguns resultados que talvez seja oportuno tomar como objeto de reflexão.
Manuel Matos
028. Da escola enciclopédica ao ‘got talent’
A escola tem de ser mais do que manuais, sumários e grelhas de avaliação. Tem de ser fermento de e para a vida, lugar e oportunidade de paixão e de sonho, de aprendizagem e de produção de saberes consistentes.
André Escórcio
030. A marcha dos reprovados
Talvez se pudesse convocar o poder formativo da raiva dos jovens como força intrínseca que poderia torná-los sujeitos de uma transformação ao mesmo tempo pessoal e social.
Filipe Martins
032. Escola Secundária Infante D. Henrique
Portefólio de Teresa Teixeira
042. Infante: Escola de referência perdida no tempo
O futuro do Infante é preocupante. Nos últimos anos, a sangria de alunos repete-se ciclicamente, perante a indiferença de sucessivos governos. O mundo mudou, repetem os burocratas quando evitam tomar decisões inadiáveis.
Manuel Vitorino
044. Documentar, contra a regra da neutralidade
Lewis Hine utilizou a câmara fotográfica para evidenciar temas sociais. A sua produção adquiriu um sentido social, inventando aquilo que viria a designar-se como o estilo fotográfico de documentário social.
Adriano Rangel
046.Para qué saber tanto?
Cuál es el papel de la educación? Consiste solo en trasmitir conocimientos, ayudar a buscarlos, saber dominarlos y aplicarlos? No hay que cultivar la dimensión que se pregunta por el destino de los mismos, por la finalidad de su adquisición?
Miguel Santos Guerra
048. A curiosidade: uma responsabilidade para a educação
Em que medida a educação pode ser promotora do inconformismo e da busca de sentido? Vamos promover a curiosidade como fator de criatividade, liberdade e harmoniosa integração no mundo!
Adalberto Dias de Carvalho
050. Recuperar a dimensão política da educação como bem público
É fundamental contestar os limitados enquadramentos económicos da educação como bem societal e tornar políticas e discutíveis assunções que têm causado danos consideráveis à educação e ao bem público.
Susan L. Robertson
052. Para além de uma certa visão da academia...
A forma como dirigentes das universidades têm vindo a reagir ao reconhecimento de bolseiros de investigação como trabalhadores precários ou à abertura de concursos para contratação de atuais bolseiros como investigadores é perigosa e surpreendente.
Isabel Menezes
054. A insuficiência da crítica académica
O interesse genuíno pelo trabalho dos pares, acompanhado pela crítica (quando séria, construtiva, oportuna e sustentada), não é apenas indutor de uma cultura comum e garantia de maior rigor, mas também uma decorrência ética.
Almerindo Janela Afonso
056. A ciência não tem uma língua única, nem uma língua favorita
Li todos os livros e muitos artigos de António Damásio, porque aprecio a sua obra. O que se segue diz respeito, apenas, a algumas das suas ideias sobre a ciência e a linguagem que reputo erradas.
José M. Catarino Soares
058. Arco Maior, o lugar onde cabem todos
Ser mais do que professor
É um projeto que pretende acolher os jovens que a escola vai deixando para trás. Uma espécie de carro-vassoura do sistema, acolhendo jovens em abandono escolar real, mostrando-lhes que existe uma via alternativa à que tinham traçado, através da educação.
Reportagem de Maria João Leite e Ana Alvim
064. ‘Vidas Ubuntu’: inovação educacional inclusiva
Filosofia africana ancestral, Ubuntu combina dois termos que significam algo como ‘tornar-se pessoa’ ou, como o aforismo zulu, “uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas”.
José Luís Gonçalves
066. Os alicerces da vida: ao João Semedo
Texto lido por António Capelo na homenagem realizada no Teatro Rivoli (Porto), em 19.07.2018.
Ana Luisa Amaral
068. Ninguém nasce feito
“Eu sou eu e a minha circunstância” é um pensamento do filósofo e irmão ibérico Ortega y Gasset que se lê e ouve amiúde, conforme nos serve, mas geralmente separado do resto que o completa: “e se não salvo a ela, não salvo a mim.”
Leonel Cosme
070. Sociologia das margens: sociedade e ilusão social
O aspecto central da ideologia é uma representação que se coloca como sustentáculo da realidade. O que essa representação constitui efetivamente é uma ilusão imbuída do propósito de produzir o universo axiológico que regula a nossa existência.
Ivonaldo Leite
072. Lições de uma greve no Reino Unido
Há algo de profundamente transformador no envolvimento numa luta sustentada na resistência ativa à injustiça e na união com outras pessoas para fazer as coisas acontecer.
Mario Novelli
074. Lei permite acolhimento até aos 25 anos
É essencial garantir o desenvolvimento de processos que permitam conquistar gradualmente a autonomia. A Lei de Proteção associa à extensão do período de acolhimento o tempo necessário à conclusão de formação.
Paulo Delgado
076. ROSALIA VARGAS
“A Cité des Sciences et de L’Industrie, em Paris, tem neste momento uma exposição inteiramente concebida e produzida por nós, chama-se “Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias”. Foi longo o caminho para lá chegar, mas fizemo-lo aprendendo com quem sabia mais e hoje somos parceiros internacionais em muitos projetos e muitos centros de ciência no mundo.”
Presidente da Ciência Viva respondeu por escrito às perguntas da PÁGINA/Maria João Leite.
078. A Ciência e a vida na Casa Andresen
A ossada de uma baleia dá as boas-vindas a quem entra na Galeria da Biodiversidade – polo do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto que conta um ano de existência. A PÁGINA visitou a galeria e constatou a importância da biodiversidade e da preservação das espécies.
Reportagem de Maria João Leite e Ana Alvim
082. Água: escassa e abundante
A água integrou a formação da Terra por via da acreção de material cometário rico em gelo. Escassa ou abundante, a água é essencial à vida e ao desenvolvimento da atividade económica.
Rui Namorado Rosa
084. Inteligência artificial e aprendizagem automática
Muita da IA de que se fala hoje inclui como novidade a introdução da aprendizagem automática, da machine learning. Agora é a vez da própria automação ser também automatizada.
Francisco Silva
086. Educação para o consumo: lugar de encruzilhada de saberes
O consumo responsável é um tema importante da Educação para a Saúde; uma área em que se impõe uma série de encruzilhadas, capaz de chamar à ação diversas disciplinas e profissionais.
Rui Tinoco
088. Brasil: igualdade ou seletividade na educação?
No último país das Américas a extinguir a escravização, completaram-se 130 anos de abolição do regime escravista. “Mas a liberdade que me deram / É enganosa, cruel. / Essa tal liberdade / Não existe em parte alguma / Só existe no papel.”
Petronilha Gonçalves Silva
090. Educação, investigação e media na renovação de uma cultura de igualdade
Face aos discursos de teor xenófobo e racista de alguns governos e de movimentos de extrema-direita, impõem-se compromissos para a inclusão alternativos ao multiculturalismo liberal.
Carlos Cardoso
092. Portugal de Abril
O país salazarista tinha características do fascismo, como existência de partido único, censura à imprensa, polícia política e poder organizado de forma piramidal, tendencialmente levando à vontade de um só homem.
Carlos Mota
094. Informação: singular e plural
Em 2004, o Google anunciou: “Nossa missão é organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil”. O que estará no Google no futuro? O que terá sido suprimido?
Raquel Goulart Barreto
096. O desgaste e a exaustão dos professores
Ora diga lá... Raquel Varela
Ora diga lá... Roberto Leher
“Nenhum governo, nenhum partido, nenhum sindicato e nenhum cidadão deste país pode ignorar o resultado destes inquéritos. Isto são níveis absolutamente catastróficos de adoecimento no trabalho.”
Reportagem de Maria João Leite
100. NATÁLIA NUNES (1921-2018)
A escritora Natália Nunes faleceu em fevereiro. Esposa do professor Rómulo de Carvalho, mãe da escritora Cristina Carvalho e avó de três netos, tinha 96 anos. Luís Souta entrevistou-a em 2002 e uma versão parcial da entrevista foi publicada n’A Página da Educação n.o 113, desse ano. O texto integral fez parte de um trabalho académico e é esse, com pequenos ajustes, que se reproduz nesta edição.
Luís Souta
106. Do stencil ao offset
Devo dizer que nesta lide das Letras tenho conhecido bons amigos, sejam eles um prefaciador, os editores, os revisores ou quantos me têm acolhido para poder dizer o pouco que os livros não terão já oferecido.
Luís Vendeirinho
108. O professor e o trabalho com a poesia
Não deveríamos deixar que os alunos escolhessem, eles próprios, os textos que querem estudar e aprender? Além de alguns textos de poetas confirmados, não poderíamos trabalhar essencialmente com as próprias produções dos alunos?
José S. Miguel Lopes
110. Da poesia de Luís Souta - “Solitários Anónimos” e “(des)Amarra”
Dois livros de poesia, três anos de intervalo. Em ambos nos fala um homem sozinho, reflexivo, em constante luta interior por uma afirmação, constatação e insubmissão.
Ana Maria Pessoa
112. Taviani: cinema ou morte
O auge criativo dos irmãos Vittorio e Paolo foi Padre Padrone, adaptação de um livro sobre a infância do académico Gavino Ladda na Sardenha.
Paulo Teixeira de Sousa
114. Futebol: uma indústria canibal
De que estávamos à espera? De um espetáculo vivido pela beleza do movimento, pela emoção, pela técnica e tática? De uma competição séria, dirimida com audácia, ousadia, justiça, honra e absoluta lealdade? Dificilmente podíamos esperar um quadro destes...
André Escórcio
116. Educadores pela paz reuniram em Chaves
O Encontro Galego-Português de Educadores/as pela Paz constitui um espaço de partilha e diálogo sobre práticas de inclusão e cidadania que promovam uma cultura de paz em todos os contextos sociais e educativos.
Américo Peres, Cristina Gomes, Cristiana Madureira
118. Nos 50 anos de “Pedagogia do Oprimido”
Paulo Freire e Alberto Péssimo